Novena em Honra de Santa Rita de Cássia

Como fazer a novena?

  • Vir ao menos nove quintas feiras ao Santuário de Santa Rita de Cássia,
  • Participar da celebração Eucarística;
  • Trazer, ao menos uma vez, uma rosa e depositar aos pés de Santa Rita de Cássia;
  • Dar testemunho por escrito ou oralmente de graças alcançadas;
  • Ser apóstolo(a), divulgando a devoção à Santa Rita de Cássia;
  • Fazer obras de caridade, especialmente para os irmãos necessitados;
  • Participar da Missa dominical na sua comunidade ou na Igreja mais próxima;
  • Cumprir os mandamentos de Deus;
  • Ser dizimista, como agradecimento pelos dons de Deus em sua vida;
  • Participar da Romaria anual de Santa Rita de Cássia;

A Novena

  • Fazer o sinal da cruz;
  • Rezar o tema de cada dia;
  • Rezar 1 Pai Nosso; 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai;
  • Fazer a oração final;

 

Primeiro dia - Tema: Rita, alegria dos pais na velhice. 

O admirável Santa Rita de Cássia, tu que nasceste quando teus pais já estavam avançados em idade, nutriste por eles um carinho todo especial. Ensina-nos a sempre mais amar e proteger todos os caminhos todo especial. Ensina-nos a sempre mais amar e proteger todos os idosos que vivem em nossos lares em comunidades. Que tenhamos paciência para com eles e as condições para amá-los como imagem de Jesus a quem tanto amaste.

Oração final

Deus Pai de bondade, vós nos dais o exemplo dos santos para que imitando-os na terra, possamos chegar um dia às alegrias do céu. Dai-me, vos peço, por intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira dos casos desesperados e impossíveis, que tanto vos amou nesta vida, as graças que tão ardentemente vos suplico...  

Segundo Dia - Tema: Santa Rita, amante da oração.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste desde cedo um profundo amor à oração e à solidão com Deus, ajuda-nos a descobrir nossa vocação de orantes em um mundo que esquece de orar. Que possamos rezar pelos que não sabem rezar pelos que não podem rezar e pelos que não querem rezar.

Terceiro dia - Tema: Santa Rita, fiel ao esposo.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, mesmo em meio aos mais duros sofrimentos que passaste em teu matrimonio, não desanimaste e oraste incessantemente pela conversão do teu esposo. Ensina aos casais de hoje teu jeito singelo de ser fiel na alegria ou na tristeza, na saudade ou na doença no amor no respeito e na fidelidade.

Quarto dia - Tema: Santa Rita, um coração de mãe para seus filhos.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, foste paciente e carinhosa para com teus dois filhos que queriam vingar a morte do pai. Ensina aos pais de hoje a ter um coração sempre aberto, preocupado e carinhoso para com seus filhos a exemplo do pai do filho pródigo, a quem imitaste em tua vida.

Quinto dia - Tema: Santa Rita, amante da vida religiosa.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste como ninguém um amor total à vida consagrada e religiosa. Mostra a muitos jovens de hoje o caminho para descobrir o verdadeiro amor desinteressado e total a Deus e aos irmãos. Intercede para que surjam muitas e santas vocações sacerdotais e religiosas.

Sexto dia - Tema: Santa Rita, profunda penitente

Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste na fé e na penitência uma forma misteriosa de amar secretamente a Deus, a quem escolheste seguir. Ajuda-nos também a descobrir a penitência como um valor evangélico de conversão pessoal e desprendimento de todas as formas de egoísmo. 

Sétimo dia - Tema: Santa Rita, obediente aos superiores.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, como ninguém obedeceste aos teus superiores religiosos por ver nessa obediência um valor evangélico, um amor de quem tudo entrega por um amor sempre maior. Ensina aos cristão de nossos dias a verdadeira caridade mútua, que faz com que toda forma de obediência não seja mais que um modo de servir aos irmãos.

Oitavo dia - Tema: Santa Rita, amante do Crucificado.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste no amor de Jesus crucificado um caminho para amar também o sofrimento. Ensina-nos a carregar nossas cruzes quando elas surgirem, sem desanimar ou desesperar.

Mostra-nos também o calor redentor de todos sofrimento aceito por amor a Jesus que nada mais tendo a oferecer, deu-nos Sua própria vida.

Nono dia - Tema: Santa Rita, padroeira das causas impossíveis.

Ó admirável Santa Rita de Cássia, em virtude dos prodígios que conseguiste de Deus, foste escolhida como padroeira de todas as causas impossíveis. Ajuda-nos a sempre mais confiar no milagre maravilhoso do amor que faz o maior de todos os prodígios sobre a terra: a conversão de todos os corações para Deus.

 

COROA DE SANTA RITA

Começa-se a COROA com os seguintes dizeres:

Na medalha: SANTA RITA milagrosa, de Deus estimada, sede minha protetora, Rita bem-aventurada. Consta de 24 contas, a saber, 5 AVE-MARIAS em honra dos 5(cinco) estados da vida da mulher honesta: DONZELA, ESPOSA, MÃE, VIÚVA e RELIGIOSA;

4 AVE-MARIAS em honra dos 4 últimos anos de jejum de sua vida;

15 AVE-MARIAS em honra dos 15 anos de sofrimento do espinho na testa.

Oremos

Ó incomparável Santa Rita, que depois de haverdes enaltecido e santificado com vossas virtudes aos cinco estados da vida que a mulher pode abraçar neste mundo, em todos deixando exemplos admiráveis para imitar, concedei-nos, por esta coroa que acabamos de rezar, consigamos a glória eterna. Amém.

 

 

Hino à Santa Rita

Hoje vimos, ó Santa de Cássia, /nossas vozes erguer com calor, / para por em tuas mãos nossas preces, / e entrega-las a Nosso Senhor.

Ref.: Santa Rita do teu Santuário, / ergue as mãos para o céu todo azul, / e abençoa este povo devoto, abençoa o Rio Grande do Sul.

Aos teus pés, debulhados em pranto,/ quantos pais vêm pedir teu favor,/ pelos filhos e entes queridos,/ que percorrem a estrada da dor.

As famílias cristãs que te cercam, / neste dia de glórias sem véus, / pedem todas que unidas as guies/ pela terra até o trono dos céus.

 

Responsório

De Rita milagres buscas:
Febre, peste purulenta,
Chagas, dor, morbos, demônios,
Trovões, granizo afugentas.

 

Cegos vêem, surdos ouvem,
Coxos andam, mudos falam,
Filhos tem quem pede prole,
Da campa mortos se abalam.

 

Nem terremotos mal fazem,

Nem fulmíneas labaredas,
Incêndios; perigos cessam,
Cadeias e insídias afastas.

 

Cegos vêem…

 

De Santa dos impossíveis
A Rita chamam hispanos;
Milagres, que estranhos narrem,
Apregoem cassianos

 

Cegos vêem…

 

C – Assinalastes, senhor, a vossa serva Rita

T - Com o sinal da caridade e da vossa Paixão.

 

ORAÇÃO A SANTA RITA

Deus, nosso Pai, criador e conservador da vida, distribuidor de todas as graças e bênçãos. Abençoai vossos filhos que, confiantes vos dirigem essa prece, pela intercessão de Santa Rita de Cássia.

Socorrei os pobres, as viúvas, os órfãos e dai-nos um coração pobre e generoso.

Curai os doentes, os alcoólatras, os drogados e dai-nos um coração puro e misericordioso.

Curai os aflitos, convertei os pecadores, iluminai os que andam nas trevas do erro, da ignorância e da mentira e dai-nos um coração sábio e verdadeiro.

Abençoai nossa comunidade, nossa famílias, nossos amigos, os que conosco trabalham e todos aqueles por quem somos obrigados a orar e dai-nos um coração justo e fraterno.

Ajudai-nos em todas as nossas dificuldades, para que levemos uma vida digna da vocação cristã e construamos um mundo que seja sinal do Vosso Reino. Amém.

Oremos

Deus, que vos dignastes conceder tantas graças a Santa Rita, até a de amar os inimigos e de trazer na fronte os sinais da vossa caridade e Paixão, ensinai-nos, nós vos pedimos, por sua intercessão e pelos seus méritos, a perdoar aos nosso inimigos e a contemplar as dores da vossa Paixão, para conseguirmos, assim, o prêmio prometido aos mansos e aos que choram. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

 

SANTUÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA

Rua Jacundá, 345, Guarujá- Porto Alegre – RS

Fone(51) 3248-4010

Missa especial à Santa Rita:

Todo dia 22 às 15h (após chá, torta e pastel)

Novena